Fernanda Soares
Fernanda Soares

22/09/2022, 11h


O dia 21 de setembro vai ficar marcado para a história do Rio Grande do Norte como um importante dia de luta da enfermagem. A categoria saiu às ruas em mais um Dia Nacional de Paralisação em defesa do Piso da Enfermagem, mostrando que quer ser reconhecida não só com aplausos, mas com salários dignos.
 
“O Piso Nacional da Enfermagem foi uma conquista histórica da categoria. Se querem retirar esse direito da gente, vão ter que nos engolir”, enfatizou Érica Galvão, diretora do Sindsaúde/RN. 
 
As trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem do RN realizaram protestos em diversas cidades do estado. Em Natal, a atividade começou pela manhã na praça Sete de Setembro, com oficinas de cartazes e informes do jurídico. Segundo a organização, cerca de 2 mil pessoas ocuparam a praça, que também contou com atividades culturais. Na parte da tarde, os profissionais da enfermagem saíram em caminhada pelas ruas do centro comercial e receberam apoio da população que passava no momento.
 
Com cartazes escritos “Sem orçamento secreto tem como pagar o piso da enfermagem” e palavras de ordem, as trabalhadoras e trabalhadores denunciaram os altos salários dos Ministros, políticos e a corrupção brasileira. 
 
Mas, não foi só na capital potiguar que a categoria ocupou as ruas. Ocorreram protestos em outras cidades como Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos, Santo Antônio do Salto da Onça, Apodi, Sítio Novo, Tibau do Sul, entre outras cidades.