Fernanda Soares
Fernanda Soares

04/03/2023, 17h


Na última sexta-feira (3), nós do Sindsaúde/RN divulgamos nosso cronograma de atividades programadas para o próximo dia 10, escolhido para ser mais um dia nacional de luta em defesa do Piso Salarial da Enfermagem. Diante da repercussão dos posicionamentos das demais entidades sindicais para o dia de mobilização, a direção do Sindsaúde/RN reafirma seu compromisso de trabalhar e lutar de forma combativa junto aos seus associados (as). Sendo assim, declaramos publicamente que NÃO ORIENTAMOS A DOAÇÃO DE SANGUE COMO JUSTIFICATIVA PARA FALTAR AOS PLANTÕES, ao contrário do que sugeriu,para nossa surpresa, o próprio Fórum Nacional da Enfermagem.
 
A orientação da doação de sangue em massa para justificar a ausência no plantão começou a ser difundida na última quarta-feira (1) e contraria falas anteriores que cogitavam até mesmo uma greve como forma de pressionar ainda mais os governantes a destravarem  o tão sonhado piso. Nós, do Sindsaúde/RN, entendemos e ressaltamos a importância da doação de sangue, uma vez que esse gesto de amor e solidariedade pode, de uma única vez, salvar até quatro vidas. 
 
No entanto, não compactuamos com essa ilegalidade. Primeiro porque vai sobrecarregar os hemocentros e impedir que os(as) servidores (as) destas unidades participem do dia. Em segundo lugar, a declaração de doação de sangue é para o indivíduo descansar e não para utilizar como  justificativa a ausência no trabalho. Além disso, nosso desejo é de que a enfermagem faça falta, ou seja, esteja ausente dos serviços não essenciais e, por fim, porque somos uma entidade de luta e responsabilidade. 
 
Precisamos do máximo de participação possível da categoria neste dia 10. Nenhuma gota de sangue será derramada em prol de ilegalidades. Não vai ter doação, vai ter luta. Avante, enfermagem!