Fernanda Soares
Fernanda Soares

21/12/2022, 10h


Na última terça-feira (20), a gestão Fátima Bezerra (PT) anunciou o calendário de pagamento do complemento do 13° salário, porém, informando que para aqueles servidores que ganham acima de R$ 5 mil ainda não há uma data definida para receberem o pagamento. O governo sequer justificou o porquê da situação ter acontecido e nem informou quanto é necessário para quitar a folha do décimo e a quantidade de servidores que estão com o pagamento do complemento em atraso. 
 
Não podemos esquecer que, pela Lei nº 4.749/1965, o décimo terceiro deve ser pago até o dia 20 de dezembro de cada ano, pois trata-se de salário, direito inegociável. Os servidores ativos da Educação e dos órgãos da administração indireta deverão ter os valores em suas contas nesta quarta-feira (21), uma vez que já estavam depositados. O restante será quitado fora do prazo. Ou seja, além de desrespeitar a Constituição Federal, o governo ainda promove um tratamento desigual com seus servidores. 
 
Esse é o pagamento dado para os trabalhadores e trabalhadoras que deram suas vidas durante a pandemia e foram chamados de heróis e heroínas. Não admitiremos que uma categoria responsável por salvar vidas o ano inteiro, na maior parte das vezes, sem as menores condições para tal, receba essa ingratidão como presente de fim de ano. Vamos à luta, vamos às negociações. EXIGIMOS que o governo pague ainda este ano o 13º salário para todos.