Mais uma vez, os servidores e acompanhantes do Hospital Santa Catarina estão sem alimentação. De acordo com o comunicado oficial do setor de Nutrição, divulgado na última sexta-feira (19), as refeições estão comprometidas devido ao problema de abastecimento. Segundo a diretora Ana Karla, cerca de 300 pessoas, entre servidores e acompanhantes vão ficar sem alimentação nesta segunda-feira (22).
Segundo informações apuradas, alguns acompanhantes passaram o final de semana sem se alimentar porque não tinham recursos para arcar com as refeições. “É revoltante, ter que trabalhar em um plantão com fome ou acompanhar um paciente e não poder se alimentar. É desumano e cruel! O governo precisa garantir condições dignas de trabalho e a alimentação é um direito básico e não pode ser negligenciado, desabafou Ana Karla, diretora do Sindsaúde/RN e trabalhadora da unidade.
Infelizmente, este problema se repete sem que o Governo do Estado ou a Sesap apresentem uma solução definitiva. Essa pauta é recorrente nas reuniões da Mesa SUS, mas nenhuma medida concreta foi tomada. O Sindsaúde/RN já chegou a apresentar uma reivindicação sobre o tema, sendo uma saída o Governo oferecer vale-alimentação aos servidores. No entanto, esse debate não avançou.
O Sindsaúde/RN, portanto, exige da governadora Fátima Bezerra (PT), uma solução imediata ou um protocolo padrão para todas as vezes que a situação se repetir, os servidores e acompanhantes não fiquem sem se alimentar. É inadmissível que esses profissionais passem o plantão com fome.