Francisca Pires
Francisca Pires

10/04/2025, 12h


Há cerca de 24h, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde da Unidade de Saúde de Felipe Camarão III estão trabalhando sem água mineral. Por causa da situação, os servidores (as) estão se vendo obrigados a bancar do próprio bolso esse recurso e o bebedouro foi reabastecido com um garrafão, comprado pelos funcionários (as), na manhã desta quinta-feira (10). O serviço, por sua vez, segue normalmente, mas, segundo as informações da denúncia, a direção da unidade já está ciente da problemática e como posição só informaram que o pedido foi feito desde a semana passada. Não existe uma justificativa para o abastecimento não ter sido restabelecido nem sequer uma previsão.

Como sempre relembramos, em situações extremas como essa, a orientação do sindicato é sempre de que os (as) trabalhadores (as) que estejam enfrentando a falta de insumos básicos, como água mineral, paralisem suas atividades, registrem o caso no livro de ocorrência e, principalmente, não comprem água por conta própria até que a prefeitura e a SMS restabeleça o fornecimento.

Infelizmente, o desabastecimento nas unidades de saúde não só de Felipe Camarão, mas de toda cidade de Natal é uma realidade que constantemente denunciamos nos canais de comunicação do Sindsaúde/RN. Não é justo que os trabalhadores precisem usar seus salários defasados para comprar água do próprio bolso e em condições climáticas extremas como a que enfrentamos todos os dias, não existe a menor possibilidade de trabalhar sem acesso a um item tão básico. Basta desse desrespeito! Exigimos do prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e da SMS o abastecimento de água mineral na USF de Felipe Camarão III já!