Fernanda Soares
Fernanda Soares

05/02/2024, 10h


Em fevereiro de 2022, o Sindsaúde/RN denunciou publicamente o assédio moral sofrido pelos trabalhadores (as) da UPA Cidade da Esperança, após a categoria produzir um documento com relatos e provas das violências à qual estavam sendo submetidos. A autora dos assédios era a coordenadora de enfermagem da unidade que, após a intervenção nas redes sociais, processou o sindicato pedindo a retirada da publicação e 30 mil reais de indenização.

A denúncia dos trabalhadores (as) afirmava que a coordenação da unidade era sem compromisso, educação e flexibilidade. Na época, vários trabalhadores foram diagnosticados com Burnout, houve aumento nas solicitações de transferência e de atestados médicos por adoecimento causado por sobrecarga de trabalho. Os funcionários costumavam receber advertências verbais sem motivo e até descontos salariais de quando estavam de atestado. A coordenadora chegou a extinguir o núcleo de educação permanente, se mostrava indisponível para ouvir os trabalhadores, saindo inclusive de grupos de mensagens, e até já se dirigiu aos profissionais com contato físico ou com falas de cunho psicológico agressivo.

Diante dos fatos, apesar de ter tentado sair como a vítima da situação, o Juiz responsável pelo caso alegou que, além do Sindsaúde/RN ter direito à liberdade de imprensa, a profissional, por ser uma servidora pública, não pode ter suas condutas escondidas. Sendo assim, a coordenadora assediadora perdeu a ação e não foi indenizada. A matéria que a denuncia também não foi retirada dos canais de comunicação do sindicato, pois trabalhador(a) não é capacho e não importa o quanto tentem nos intimidar, ASSEDIADORES NUNCA PASSARÃO!

Seguiremos firmes no combate ao assédio moral, perseguição ou qualquer prática que viole a dignidade dos (as) trabalhadores (as) nas unidades de saúde de Natal e do Rio Grande do Norte. Por isso, não se deixe amedrontar, servidor (a). Denuncie ao sindicato sua situação pelo direct do instagram @sindsaudern ou pelo whatsapp do setor de comunicação do sindicato: 84 9984-0152. Juntos somos mais fortes!