Basta um dia de chuva em Natal para vir à tona várias denúncias envolvendo alagamentos em unidades de saúde. O relato da vez veio acompanhado de imagens chocantes e é da Unidade Básica do Alto da Torre, inaugurada em 2022 pela prefeitura de Natal que disse ter investido um valor superior a R$1 milhão de reais na sua construção.
As imagens mostram a unidade repleta de enfeites em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas inundada por toda parte. As servidoras tentam por conta própria fazer a retirada da água com rodos e o relato destaca que a situação já é velha conhecida de quem trabalha ou precisa frequentar a UBS. Ainda segundo os relatos, os alagamentos já foram denunciados diversas vezes e, quando acontecem, cabe aos trabalhadores (as) lutarem para evitar a perda de equipamentos e remédios.
É inadmissível que, mesmo denunciada tantas vezes, nenhuma providência tenha sido tomada por parte da Prefeitura de Natal e da SMS para resolver a situação. E quem paga pelo descaso, colocando em risco a própria vida, são os trabalhadores e os usuários que precisam do serviço. Por isso, o Sindsaúde/RN se solidariza com os servidores e pacientes da Unidade Básica do Alto da Torre e cobra providências ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), para que esse problema seja resolvido imediatamente.