Fernanda Soares
Fernanda Soares

18/03/2024, 09h


Na última sexta-feira (15), o Sindsaúde/RN repudiou publicamente a votação, na Câmara de vereadores do município de Santana do Matos, do Projeto de Lei nº 004/2024 que reajusta o salário dos cargos comissionados e as gratificações de função existentes na estrutura administrativa do município. A direção do sindicato, em conjunto com um grupo de trabalhadores (as) da saúde, esteve presente acompanhando a votação que de fato aprovou o reajuste por 7 votos a 2. 
 
Apesar deste absurdo ter acontecido, a presença do Sindsaúde/RN provocou um sério debate acerca do tema, levando em consideração que gestão diz que não tem dinheiro para garantir o reajuste salarial dos servidores do município mesmo já existindo um Plano de Cargos, Carreiras e Salários que não é cumprido há quase oito anos. Na ocasião, o sindicato solicitou uma reunião com a Presidente da Câmara e com os vereadores e vereadoras que quisessem participar. Alguns vereadores sequer sabiam que já existe um PCCS e uma comissão que discute, ainda sem avanços, a sua atualização. 
 
Foi pedido, portanto, apoio político desses vereadores para que um diálogo eficaz com a gestão seja estabelecido e a pauta avance. Além disso, outro encaminhamento foi, nesta segunda-feira (18), o Sindsaúde/RN contatar a assessoria jurídica da Regional do Seridó para solicitar que seja enviada a relatoria do que foi discutido na comissão do PCCS  para o setor de contabilidade do município, uma vez que deste modo será feito o impacto financeiro. Quando esse relatório for enviado, uma reunião com a Câmara para cobrar agilidade da gestão será marcada. 
 
Por fim, gostaríamos de ressaltar, mais uma vez, que não somos contra o reajuste salarial desses trabalhadores, mas somos contra a falta de isonomia promovida pela gestão. Se tem pra uns, tem que ter para os demais. Exigimos que esse pesadelo de salários congelados e anos de desvalorização acabe para os trabalhadores (as) da saúde de Santana dos Matos!