Fernanda Soares
Fernanda Soares

11/08/2022, 12h


O drama da Unidade Básica de Saúde do bairro de Nazaré já foi noticiado pela grande mídia, denunciado à Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil chegou a emitir um laudo a respeito da gravidade dos problemas estruturais da unidade. A documentação foi encaminhada a SMS que, como resposta, afirmou que o local encontra-se com obras em andamento. Além disso, segundo informações dos (as) trabalhadores (as) da unidade , um engenheiro, mandado pela SMS, esteve no local e negou a existência de riscos para população e servidores (às), porém, poucos dias depois da visita o teto do banheiro dos funcionários desabou, por sorte ninguém estava fazendo uso no momento. 
 
O desrespeito para com a população usuária dos serviços e com os trabalhadores e trabalhadoras da saúde é tanto que nem com a emissão de memorando e com todos os trâmites possíveis sobre a denúncia sendo realizados, a SMS tomou alguma atitude concreta para resolver a situação.  O desabamento do banheiro está longe de ser o único problema do local. Os profissionais ficam constantemente adoecidos por estarem expostos nesses ambientes insalubres, a sala de vacinas está interditada há mais de quarenta dias por causa do intenso mofo, um dos corredores da unidade precisou ser interditado devido a instabilidade da estrutura e o teto da maioria dos cômodos é coberto de infiltrações e mais mofo. Na entrada da UBS um cartaz amarelo já denuncia o desespero de quem frequenta ou trabalha no local: A UNIDADE NAZARÉ PEDE SOCORRO!
 
A direção do Sindsaúde/RN apurou que a SMS está ciente da situação há mais de um mês, até agora nada foi feito ou encaminhado. Os trabalhadores e trabalhadoras, assim como o sindicato, seguem firmes na cobrança de respostas. Nossa direção seguirá visitando e denunciando problemas estruturais nas unidades de saúde de Natal. O descaso da gestão Álvaro Dias (PSDB) deve e vai ser escancarada em toda oportunidade que tivermos. Chega deste sucateamento. Os trabalhadores (as) e a população usuária da UBS Nazaré exigem respeito!
 
Confira mais imagens aqui.