Fernanda Soares
Fernanda Soares

18/10/2013, 16h


Cerca de 200 servidores da saúde de Natal participaram da assembleia desta sexta-feira, 18, no auditório do Sinpol. Eles avaliaram os primeiros dias da greve, discutiram os próximos passos e a resposta ao governo municipal e ao Ministério Público.

Os servidores comemoraram a força da greve, que em seus primeiros dias realizou dois fortes atos de rua, e contribuiu para que o governo acenasse com o recuo no fechamento do Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste. A direção do Sindsaúde defendeu a necessidade de reforçar a paralisação nas unidades de saúde. “Estamos com apenas quatro dias de greve. Temos que ampliar e consolidar a paralisação. Só assim conseguiremos que o governo nos atenda”, afirmou Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde.

Vários servidores reforçaram a necessidade de ampliar a adesão. “Em Nova Descoberta, onde eu trabalho, só algumas pessoas pararam. A gente tem que fazer uma força-tarefa, percorrer os locais e conversar com os servidores. Temos que parar todos os locais”, afirmou a servidora Sônia Anacleto.

VEJA AS FOTOS DA ASSEMBLEIA

A assembleia aprovou um calendário de mobilização para a próxima semana, com a ida aos principais locais. Na segunda-feira, ônibus levarão os servidores para as unidades de Cidade Satélite, onde os servidores têm enfrentado repressão e assédio, na tentativa de impedir a greve. O comando de greve, que já tem reunido cerca de 20 pessoas, também foi ampliado, para poder percorrer todos os locais, trabalho que será dividido por região. “São muitas unidades e a base da categoria tem que tomar a greve em suas mãos. Esse é o segredo da nossa força”, convocou Simone Dutra.

Na terça, 22, os servidores participarão da passeata unificada até a Prefeitura. O ato será uma nova demonstração da força da greve, contra o congelamento dos salários. “A inflação corroeu os nossos salários. Quem sabe o preço do quilo da farinha somos nós!”, afirmou Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.

A atividade será unificada com os demais sindicatos – Sinsenat e Sindas. Cada sindicato terá a sua concentração e em seguida se unificarão em passeata pela Rio Branco. O Sindsaúde convoca os servidores a comparecerem a partir das 8h, na sede do sindicato (Av. Rio Branco, 874), para a concentração, distribuição dos coletes, oficina de cartazes e a organização da nossa coluna.

A assembleia também aprovou que, após a passeata unificada, os servidores irão até à Câmara dos Vereadores, se somar ao ato dos estudantes, em defesa do passe livre.


CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Sábado, 19/10
10h – Panfletagem para a população
Local: Midway

Segunda, 21/10
09h - Ato público no PS do Cd. Satélite
Transporte: ônibus saindo às 08h da Área de Lazer do Panatis e da Rodoviária. Vans no Sindsaúde e Giselda Trigueiro.

Terça, 22/10
Passeata unificada da greve
A partir das 08h, concentração na sede do sindicato, com oficina de cartazes e distribuição de coletes.
09h30 - Passeata unificada, pela Av. Rio Branco até a Prefeitura
13h30 – Ato na Câmara dos Vereadores, com os estudantes.

Quarta-feira, 23/10
09h – Debate sobre a Previdência, para municipais e municipalizados
Local: Sindsaúde (podendo ser alterado)

Quinta-feira, 24/10
09h – Saúde na Praça
(Exposição das condições de trabalho e atendimento e orientação à população)
Local: Praça Sete de Setembro (em frente à Prefeitura)

Sexta-feira, 25/10
09h – Assembleia
Local: a confirmar