Na tarde desta última quarta-feira (09), o Sindsaúde/RN participou da Mesa Extraordinária SUS de Natal, que além da presença dos demais sindicatos, também contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Pinho e do Secretário Municipal de Administração, Breno Queiroga. Seguindo o cronograma da Mesa, a próxima reunião está agendada para a última quarta-feira do mês, dia 30 de julho.
Na ocasião a assessoria jurídica do Sindsaúde/RN destacou na Mesa, a preocupação da categoria em relação às penalidades da greve da saúde de Natal. O secretário da SMS, Geraldo Pinho, se comprometeu em enviar um memorando com as datas para abonar as faltas relacionadas a última greve da saúde de Natal, deflagrada no dia 17 de junho e suspensa pela categoria no dia 20/06, após judicialização. Conforme acordado na Mesa SUS, o memorando já foi publicado e está em circulação nesta quinta-feira (10).
Em relação ao PL para a transformação dos cargos de Auxiliares de Enfermagem para Técnicos em Enfermagem, os secretários da SMS e da SEMAD afirmaram na Mesa que são a favor do projeto, uma vezn que não existe impacto financeiro, e trata-se apenas de uma regulamentação. As pastas se comprometeram em encaminhar o PL, que está em tramitação na SMS, para a Câmara Municipal de Vereadores. O Sindsaúde/RN cobrou celeridade no envio do projeto.
Os demais pontos discutidos na reunião serão repassados aos trabalhadores da saúde nesta sexta-feira (11), durante a Assembleia da Saúde de Natal, que acontece às 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Deodoro da Fonseca, 419, Petrópolis).