Fernanda Soares
Fernanda Soares

22/04/2022, 14h


Demorou para a enfermagem de todo o Brasil receber essa notícia tão esperada pela categoria. A espera, no entanto, não foi de braços cruzados aguardando a boa vontade dos parlamentares, mas foi com muita luta, mobilização e protestos por todo o país. Finalmente, o PL 2564/2020, que institui o piso salarial da enfermagem, será votado no dia 04 de maio. Pelo menos é o que afirmou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania). Segundo a deputada, a definição foi feita após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). A proposta teve a urgência aprovada pelo Plenário no dia 22 de março.
 
Para o Sindsaúde/RN, o PL 2564 resgata uma luta antiga dos trabalhadores da enfermagem, que diante da pandemia da Covid-19 escancarou as condições de trabalho desses profissionais, a sobrecarga e os baixos salários. O projeto tem o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho da enfermagem que está na linha de frente do enfrentamento a covid-19, mas que sempre esteve na luta em defesa de uma saúde de qualidade para a população.
 
“Chegou a hora de sermos reconhecidos e valorizados. Por todos os trabalhadores da enfermagem e pelos que estão na linha de frente dando a vida para salvar vidas, a Câmara dos Deputados precisa dizer sim ao projeto de lei da jornada digna da Enfermagem. A hora é agora!”, enfatizou Carlos Alexandre, Coordenador do Sindsaúde/RN.
 
O Sindsaúde/RN é parte do movimento pela aprovação do PL 2564, e por isso, já está discutindo a mobilização para o dia 4 de maio.