Fernanda Soares
Fernanda Soares

08/11/2022, 10h


Quatro dias após a  direção do Sindsaúde/RN se reunir com a Coordenação e os servidores que compõem o Transporte Sanitário do município de Natal, uma ambulância do serviço pegou fogo na zona norte de Natal. A reunião teve como objetivo justamente tratar sobre as precárias condições estruturais e de trabalho que incluem a falta de equipamentos, além do sucateamento dos veículos. 
 
Segundo as informações, no momento do incêndio a ambulância estava funcionando. Não havia paciente, mas estavam presentes o condutor e um técnico de enfermagem. Por sorte, ninguém se feriu. Mas, ninguém pode assegurar que um acidente maior e pior não venha a acontecer, caso a situação não se resolva. 
 
Conforme ficou acordado na reunião de sexta-feira (4), o Sindsaúde/RN irá intermediar uma reunião com a SMS, Coordenação do Transporte Sanitário e com os servidores que trabalham no serviço para tratar sobre as condições estruturais dos veículos usados na prestação do serviço e esse episódio será relatado para ilustrar o descaso com o serviço. Não nos calaremos diante desse risco à integridade dos pacientes e trabalhadores da saúde de Natal.
 
[RETIFICAÇÃO]
 
Após a publicação desta nota, o Sindsaúde/RN recebeu a informação de que, na verdade, os profissionais que estavam dentro da ambulância no momento do incêndio, foram encaminhados ao Hospital Santa Catarina apresentando sinais de cansaço devido à forte inalação de fumaça. De acordo com os relatos, o motorista levou um tempo até encontrar um local seguro para estacionar e ambos ainda retiraram a maca de dentro do transporte e foi exatamente nesse intervalo de tempo que tiveram contato com a fumaça. Um dos profissionais, inclusive, já vinha tratando uma pneumonia recente.