Fernanda Soares
Fernanda Soares

02/09/2013, 10h


 

Estimados (as) companheiros e companheiras

Recebam nossa solidariedade e respaldo à greve que vocês levam corajosamente. Apoiamos incondicionalmente suas reivindicações que também são nossas: os serviços de saúde ao povo somente vão melhorar para o povo somente vão melhorar com condições adequadas de trabalho e profissionais dos trabalhadores da saúde.

No México também lutamos para que se tenha a quantidade de pessoal necessária, medicamentos, material e equipe suficiente, condições indispensáveis para que se cumpra com o direito à saúde que os governos estão obrigados a garantir.

Nas últimas décadas temos conseguido unificar os salários de todo o setor da saúde e da Seguridade Social, que asseguram que os servidores com trabalho igual, recebam salário igual. Assim, enfermeiras, técnicos, médicos ganham o mesmo em todo o país.

Um tema fundamental é a luta contra a privatização e mercantilização dos serviços públicos de saúde, particularmente estamos exigindo a produção dos medicamentos e materiais para a saúde, com o que se conseguiriam uma economia para contratar mais servidores e construir maior infraestrutura de saúde. Com a compra de medicamentos e insumos o México paga a empresas trasnacionais ou nacionais mais de 10 vezes o custo de produção. Essa medida geraria emprego e desenvolvimento tecnológico no país.

Estaremos atentos a sua greve, solicitamos que nos enviem sua pauta de reivindicações e se considerarem pertinente enviaremos uma carta ao governo brasileiro e ao do estado do Rio Grande do Norte, que podemos entregar na embaixada de Brasil no México. Da mesma forma, podemos impulsionar uma campanha de solidariedade para que nas embaixadas de Brasil em vários países apresentemos uma carta exigindo solução a suas reivindicações.

Esperamos que seu movimento siga avançando e continuamos juntos na luta pelo direito à saúde e por respeito aos direitos trabalhistas e sindicais dos trabalhadores.

Em solidariedade, recebam nosso reconhecimento e um forte abraço de luta.

Fraternalmente

Salud y Revolución social.


Antonio Vital
Coordinação Nacional


ALIANZA DE TRABAJADORES DE LA SALUD Y EMPLEADOS PUBLICOS.
Av. 5 de Mayo no 29, despacho 303, Centro Histórico. CP 06002
Delegación Cuauhtémoc, México, D.F. Tel/Fax 56761789
Correo Electrónico: coali@unam.mx sempo@unam.mx, www.forolaboral.com.mx