Fernanda Soares
Fernanda Soares

29/08/2022, 10h


No último sábado, (27), comemorou-se o Dia do Psicólogo (a) e nós, do Sindsaúde/RN, não poderíamos deixar de prestar uma homenagem a estes profissionais responsáveis por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições, sendo assim, tão imprescindíveis na promoção da saúde mental à toda população.
 
O debate em torno da questão da saúde mental ganhou força, sobretudo, após os anos mais críticos da pandemia de Covid-19. Os últimos anos trouxeram adoecimento com relação ao isolamento social, medo de doenças novas e a perda de familiares e amigos. Além de tudo isso, itens básicos à sobrevivência como: comida, gás de cozinha e energia nunca estiveram tão caros e, em paralelo a isso, o salário mínimo segue no valor de R$1.100. Com salários insuficientes para garantir tanto a sobrevivência das famílias quanto para alternativas de manter a saúde mental como terapia e lazer, os (as) brasileiros (as) têm vivido o ápice do seu esgotamento emocional. 
 
Diante deste cenário, o exercício da psicologia se tornou mais importante que nunca. Fazer terapia se tornou, para quem tem o privilégio de bancar, uma prioridade. Por isso, no dia de hoje, registramos aqui nosso respeito, carinho, admiração e gratidão a todos os profissionais da psicologia que compõem nossa base e Diretoria Colegiada. Parabéns pela coragem de exercer uma profissão tão humana e necessária! 
 
Curiosidade: 
No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.