Os trabalhadores da saúde do município de Natal se reuniram na tarde desta quinta-feira (22), em Assembleia da Categoria, que lotou o auditório do Sindicato dos Bancários, localizado no bairro de Petrópolis, em Natal. Na ocasião, a direção do Sindsaúde/RN repassou informes, aprovou outros tipos de atividades e definiu encaminhamentos, uma vez que a categoria ainda está impedida judicialmente de realizar greves e paralisações. Confira os informes:
USF NAZARÉ E CAPS LESTE III - Foi informado na assembleia que o Sindsaúde/RN protocolou ações no Ministério Público denunciando a situação das duas unidades. Graças a pressão dos trabalhadores e a denúncia midiática feita pelo Sindsaúde RN sobre a interdição do prédio pela Vigilância Sanitária, as reformas na USF Nazaré já foram iniciadas. Já em relação aos problemas oriundos com o fechamento do Caps Leste III, a mobilização dos trabalhadores e usuários da unidade garantiram que a equipe multiprofissional que atuava no local não fosse fragmentada. Os pacientes mais graves estão sendo encaminhados para leitos psiquiátricos no Hospital dos Pescadores. O sindicato segue acompanhando de perto a reforma do novo prédio em Santos Reis destinado ao serviço, que tem prazo estimado para conclusão das obras em 2 meses.
RETROATIVO DO PISO - Sobre o retroativo do Piso da Enfermagem para os servidores municipais, a informação permanece a mesma: A expectativa é que o pagamento seja realizado ainda dentro do mês de agosto/2024. O sindicato segue atento aguardando o cumprimento do prazo divulgado.
CORTE DAS GRATIFICAÇÕES - Na assembleia foi informado que os servidores que estiverem em qualquer tipo de afastamento e notarem cortes nas suas gratificações, os mesmos devem agendar um atendimento com a assessoria jurídica do Sindsaúde por meio do telefone 3027-2830 ou no Wpp (84) 99990-9256, para tomar as medidas judiciais cabíveis.
CADASTRO DE RESERVA - O Sindsaúde RN segue acompanhando a decisão judicial do último dia 25 de julho, em relação a substituição das vacâncias por profissionais do cadastro de reserva da saúde de Natal. Vale reforçar que o concurso da saúde de 2018 tem validade até o dia 9 de setembro deste ano, e caso a Prefeitura não cumpra com a decisão judicial, o sindicato estará atento para manifestar nos autos do processo.
AUXILIARES DE ENFERMAGEM - Mesmo com a promessa de envio há pelo menos duas semanas, até o momento o PL que visa mudar a nomenclatura dos Auxiliares de Enfermagem para Técnicos de Enfermagem, ainda não chegou na Câmara Municipal para votação. Dentre os encaminhamentos da Assembleia, a categoria aprovou a ida de uma comissão até a Câmara de Vereadores de Natal e SMS, na intenção de colher informações sobre o PL dos Auxiliares. A atividade ocorreu logo após o fim da Assembleia de hoje (22).
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Os servidores da saúde de Natal aprovaram as seguintes atividades como encaminhamentos desta assembleia:
22/08 às 12h - Visita da direção do sindicato e membros da base até a Câmara de Vereadores de Natal e SMS, para colher informações sobre o PL dos Auxiliares de Enfermagem.
04/09 às 9h - Ato da saúde na Zona Norte, para denunciar o caos das unidades de saúde de Natal. A concentração será próximo a USF Potengi (no cruzamento das Avenidas Itapetinga com a João Medeiros Filho).
20/09 (horário a confirmar) - Debate organizado pelo Sindsaúde/RN com os candidatos a prefeito de Natal.