Os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem do Estado e município de Natal realizaram uma Assembleia Unificada da categoria na manhã desta quarta-feira (07) e lotou o auditório do sindicato dos Bancários para reafirmar que a enfermagem tem força e precisa ser valorizada. Na ocasião, o Sindsaúde/RN apresentou os informes sobre a reunião com o secretário de Administração, Pedro Lopes, que ocorreu na tarde desta terça (06), após o ato público em frente à Governadoria e aprovou um calendário de assembleias do estado e município de Natal.
INFORMES DO ESTADO
O diretor do Sindsaúde/RN, João Assunção, informou que na reunião com o secretário de Administração ficou firmado que no dia 25 de agosto, o governo irá pagar uma parcela e meia dos retroativos do complemento do Piso da Enfermagem, que corresponde ao mês de maio e 50% do mês de junho/2023. Com isso, ficará faltando duas parcelas e meia (o restante de junho, julho e agosto/2023 que de acordo com Pedro Lopes, o governo apresentará uma data para pagamento no dia 03 de setembro.
Dessa forma, a categoria da enfermagem do estado aprovou uma assembleia para o dia 04 de setembro com indicativo de paralisação, caso o governo não apresente uma resposta satisfatória. A ideia é repassar os informes da reunião do dia 03 e discutir os próximos passos da luta da enfermagem. Além disso, a assembleia aprovou o pedido de apoio da CSP-Conlutas Nacional com uma nota oficial sobre a luta da enfermagem do RN.
INFORMES DO MUNICÍPIO DE NATAL
A diretora Érica Galvão, deu informe sobre a situação de Natal que trouxe detalhes sobre a luta da enfermagem no município. Érica, falou sobre a luta dos servidores do CAPS Leste III contra o fechamento da unidade e que nesta quinta-feira (08), haverá uma audiência na Câmara Municipal de Natal. A diretora inteirou a categoria sobre a reunião com o desembargador João Rebouças, que aconteceu na segunda (05), sobre o processo da greve da saúde de Natal que impede a categoria de realizar greve e paralisações e também informou sobre as idas à SMS para cobrar o pagamento dos retroativos do município de Natal. Por fim, foi dado o informe sobre a mudança do CBO dos auxiliares de enfermagem para técnicos de enfermagem no Invest SUS e que esses valores serão pagos no início de setembro em folha complementar e, a luta pelo PL dos Auxiliares que está travado na SMS, no gabinete do secretário Chilon Batista.
Na ocasião, a categoria do município de Natal aprovou uma assembleia geral da saúde para o dia 22 de agosto e aproveitou o momento para ir até à Câmara Municipal cobrar aos vereadores o comprometimento em aprovar em regime de urgência o PL dos auxiliares. Os informes mais detalhados sobre essa ida à Câmara, você confere no post a seguir.