12 de abril de 2017

Servidores aprovam pauta da campanha salarial e a greve geral

Saúde estadual terá dois atos públicos, no Walfredo Gurgel e na Sesap

“Chega de ser manequim de alfaiate!”. O desabafo de um servidor do Giselda Trigueiro na assembleia da saúde do estado resumiu o sentimento de indignação da maioria dos que falaram nesta quarta-feira (12), no auditório dos bancários. “É hora de reagir, de fazer alguma coisa contra as reformas. Não faltam motivos para parar no dia 28”, completou Maria Lucia, diretora do Sindsaúde-RN e servidora do Walfredo Gurgel. Por unanimidade, os servidores aprovaram a participação na greve geral do dia 28.

A reunião iniciou com um informe de Rosália Fernandes, diretora do sindicato e da coordenação nacional da CSP-Conlutas, sobre a resolução aprovada na reunião nacional deste final de semana, em São Paulo. A resolução propõe a construção de comitês pela base, nos locais de trabalho, para organizar a greve geral. Rosália informou ainda sobre a reunião das centrais sindicais no RN, nesta terça, que teve um clima bastante otimista sobre a adesão das categorias – em especial as do transporte – no dia 28.

A assembleia discutiu a situação da categoria e aprovou a pauta de reivindicações proposta pela diretoria do sindicato, acrescentando outros itens, como a defesa do repasse integral à saúde e a luta contra os projetos de lei que estão na Assembleia Legislativa. Os principais pontos da pauta são a exigência do pagamento em dia e o cumprimento do acordo judicial da greve passada, na qual o governo se comprometeu com o concurso público, a progressão de 2015 e a revisão da lei da Produtividade, para acabar com as distorções. Nada foi feito. Os servidores também irão cobrar reposição salarial – as perdas chegam a  32,06%, segundo estudo do Dieese.

VEJA A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES COMPLETA

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA ASSEMBLEIA

Muitos técnicos de radiologia participaram da assembleia, vestidos com os coletes específicos da luta pelo dosímetro. A paralisação parcial que vem sendo feita nos locais sem o dosímetro foi elogiada pelos servidores e os técnicos decidiram participar da greve geral e da campanha salarial. As pautas específicas dos técnicos de radiologia e da Suvisa serão negociadas junto com a pauta geral.

A assembleia aprovou ainda uma campanha pelo Fora Robinson, citado em denúncia de caixa dois, juntamente com seu filho e vários políticos do RN.

Foi aprovado um calendário de luta, que será divulgado nos hospitais, em reuniões específicas, e em futuras assembleias regionais, no interior do estado.

Confira o calendário:

• 20 de abril – 09h – Ato público no Hospital Walfredo Gurgel, lançamento da campanha salarial.
  • 25 de abril – 09h – Ato público na Sesap, com ida até a Assembleia Legislativa
  • 28 de abril – Greve geral
  • 04 de maio – Acampamento e assembleia com indicativo de greve. Local: em frente à Governadoria.

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES

CAMPANHA SALARIAL 2017 DOS SERVIDORES DA SAÚDE DO ESTADO DO RN

1. PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM DIA PARA SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS E PENSIONISTAS – DENTRO DO MÊS TRABALHADO, EM CUMPRIMENTO A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL;
    2. RETIRADA DOS PROJETOS DE AJUSTE FISCAL ENVIADOS PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EM ESPECIAL A MENSAGEM 118, DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTADUAL
    3. CUMPRIMENTO DO ACORDO JUDICIAL DA GREVE 2016 – QUE CONTEMPLA 03 (TRES) PONTOS:
      3.1 - REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO IMEDIATO E AMPLIAÇÃO DAS VAGAS;
      3.2 - PUBLICAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA PROGRESSÃO (MUDANÇA DE NIVEL) REFERENTE A 2015;
      3.3 - REVISÃO DA LEI DA PRODUTIVIDADE;
    4. REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS NO PERCENTUAL DE 32,06%, CONFORME ESTUDO DO DIEESE;
    5. GARANTIA DO REPASSE INTEGRAL DO ORÇAMENTO DA SAÚDE E MAIS VERBAS.
    6. IMPLANTAÇÃO AUTOMÁTICA DAS PROGRESSÕES POR TEMPO DE SERVIÇO;
    7. APROVAÇÃO DE PROJETO DE LEI ESTADUAL DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL;
    8. ATUALIZAÇÃO E CONCLUSÃO DOS PAGAMENTOS DAS DÍVIDAS DO IPERN REFERENTE AOS DESCONTOS INDEVIDOS SOBRE AS HORAS EXTRAS;
    9. REVISÃO DA LEI QUE REGULAMENTA O PAGAMENTO DE AUXÍLIO TRANSPORTE PARA OS SERVIDORES;
    10. REVOGAÇÃO DA PORTARIA 123/2017 QUE SUSPENDE AS LICENÇAS PRÊMIO POR 90 DIAS;
    11. FIM DA AMEAÇA DE EXONERAÇÃO DOS NOMEADOS DO CONCURSO DE 2010 NA REGIÃO OESTE;
    12. INCORPORAÇÃO DA PAUTA ESPECÍFICA DOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA;
    13. INCORPORAÇÃO DA PAUTA ESPECÍFICA DA SUVISA.