• Institucional
  • Jurídico
  • Notícias
  • Artigos de Opinião
  • Área de Lazer
  • Vídeos
  • Documentos
  • Fale conosco
  • Regionais

Notícias

02/02/2023
Com paralisação da saúde, Governo do RN paga eventuais e recebe a categoria

O mês de fevereiro começou agitado nesta quarta-feira (01), com a paralisação de 24h dos trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte, que realizaram um Ato Público no período da manhã em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O movimento reuniu inúmeros servidores e teve como principal objetivo reivindicar o pagamento imediato dos plantões eventuais referentes a dezembro de 2022. Após pressão da categoria, o Governo do RN realizou o pagamento dos plantões eventuais de dezembro nesta quarta-feira (01), mas os plantões eventuais de janeiro ainda não foram pagos. 
 
Logo após a realização do ato, a categoria se encaminhou para a sede da Governadoria em Natal, e formaram uma comissão com membros da direção do Sindsaúde/RN e trabalhadores da base para se reunir com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN). Uma nova reunião entre as secretarias e o sindicato ficou agendada para o dia 09 de fevereiro. 
 
CONFIRA O RESUMO DA REUNIÃO:
 
PLANTÕES EVENTUAIS - Os plantões eventuais atrasados de dezembro de 2022 foram pagos nesta quarta-feira, dia 1° de fevereiro. Já em relação aos plantões de janeiro de 2023, o secretário informou que levará o pleito ao Comitê de Gestão e Eficiência, sugerindo o pagamento até o dia 10 de fevereiro, porém a confirmação só será dada em reunião entre o sindicato e o Governo marcada para a próxima quinta-feira (09). 
 
Em relação aos eventuais de fevereiro, março e abril deste ano, o novo Secretário de Administração do Governo, Pedro Lopes, afirmou que os mesmos serão pagos no mês subsequente, não existindo porém garantias de que os valores sejam pagos até o 5° (quinto) dia útil de cada mês.
 
A partir da folha de maio, o Secretário de Administração se comprometeu em verificar, junto à parte técnica da pasta, se seria possível que os plantões eventuais feitos até o dia 20 de cada mês, fossem pagos dentro do mês trabalhado. Porém, a direção do Sindsaúde e os servidores da base que aguardavam o resultado da reunião não têm acordo com a proposta, e por isso, uma nova proposta será elaborada e discutida em assembleia com a categoria. O Governo também destacou que a partir do mês de maio, existe a possibilidade de pagar os salários dos servidores da saúde do Estado no último dia do mês, atendendo assim, uma reivindicação antiga da base que discorda do parcelamento dos salários. 
 
O Sindsaúde/RN seguiu defendendo na reunião que o pagamento de todos os plantões eventuais sejam pagos dentro do mês trabalhado e levará a proposta do Governo para ser apresentada e discutida junto a base na próxima assembleia da categoria.
 
OUTROS PONTOS - A direção do Sindsaúde/RN aproveitou a primeira reunião com o novo Secretário de Planejamento, Pedro Lopes, para apresentar outros pontos da pauta da categoria.
 
ELEIÇÕES WALFREDO - Tendo em vista a irredutibilidade do Diretor do Hospital em acatar a escolha da categoria que elegeu Rosângela Torres para a direção de enfermagem, o secretário, Pedro Lopes, se comprometeu em levar o pleito da categoria para a Governadora do Estado.
 
AUMENTO DA CARGA HORÁRIA - A SEPLAN informou que articulou junto com a SESAP para que a mesma apresente as medidas saneadoras necessárias a contrapor o impacto orçamentário-financeiro decorrente dessas alterações nas cargas horárias dos servidores. O Sindsaúde/RN levará o assunto mais uma vez à Mesa SUS agendada para a próxima segunda-feira (06). 
 
PROGRESSÕES DE 2021 -  Na ocasião o Sindsaúde/RN destacou que a questão foi objeto de acordo com a SEAD e a SEPLAN para pagamento em março de 2023, tendo sido aprovado pela COARP. Até lá, o secretário Pedro Lopes se comprometeu em levantar o impacto orçamentário-financeiro para apresentar na próxima reunião do Comitê de Gestão e Eficiência do Governo, a expectativa é de que o assunto seja pautado ainda em fevereiro. 
Também foram cobrados outros assuntos, como a formação da Comissão para a implantação do Piso da enfermagem, reunião com o IPERN para tratar sobre problemas com a implantação do PCCR, entre outras pautas que serão informadas na próxima assembleia da saúde estadual.

Informativo

Receba as notícias da saúde em primeira mão

Sindsaúde RN
@sindsaudern
Siga-nos no instagram
  • Avenida Rio Branco, nº 874, • Cidade Alta • CEP: 59.025-003
  • 3027.2830 / 99984.0198
  • secretariasind@hotmail.com