20 de fevereiro de 2019

Servidores da saúde do município de Natal se reúnem em assembleia e discutem pauta da categoria

Servidores também discutiram os impactos da reforma da Previdência sobre os (as) trabalhadores (as)

Os servidores da saúde do município de Natal se reuniram na manhã desta terça-feira (19) para a primeira Assembleia da Saúde do ano, no auditório do Sindsaúde-RN. O encontro foi convocado para discutir algumas pautas pertinentes neste momento, como a conjuntura política e social do país e a reforma da previdência.

Foi discutido com os servidores da saúde a preocupação a respeito do posicionamento da Prefeitura de Natal, com relação à reforma da previdência. No ano passado, a prefeitura divulgou por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão, que dada à aprovação da reforma, a prefeitura se adequaria a situação em, pelo menos, 45 dias sem debater com o assunto, aderindo apenas o novo regime previdenciário.

Foi abordado também as reivindicações pela reposição salarial, implantação dos adicionais, atualização das mudanças de nível e a implantação do vale refeição, para os profissionais que passam o dia inteiro nas unidades de saúde. Além dos questionamentos levantados sobre a distribuição dos recursos do PMAQ - Portal do Departamento de Atenção Básica.

O QUE É O PMAQ?

O PMAQ é um programa criado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa, não é estabelecido por lei, sendo assim o seu funcionamento se dá por meio de ciclos, o primeiro foi de 2011 a 2012, o segundo de 2013 a 2014 e o terceiro iniciou em 2015, e só foi concluído no ano passado, em 2018. Durante os dois primeiros ciclos os recursos foram investidos nas unidades e o ultimo foi distribuído entre os profissionais e repartido com as unidades de saúde.

A questão levantada sobre o assunto se dá por meio do desconhecimento, por parte dos servidores, a respeito dos critérios avaliativos utilizados para a distribuição desse recurso entre os profissionais. Já que foi constatado que diversas equipes completas, que atuavam nas unidades de saúde não foram contempladas pelos repasses do PMAQ.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

O Sindsaúde-RN convida todas as servidoras e servidores da saúde para participarem das atividades no dia 8 de março, data que celebra o Dia Internacional das Mulheres. A programação será divulgada em breve no site e nas redes sociais. Uma nova Assembleia da categoria foi marcada para o dia 20 de março.

Confira a galeria de fotos:

• Digite o código: 1932