22 de agosto de 2018

Congresso do Sindsaúde-RN aprovou mudanças no Estatuto do sindicato

Confira as principais mudanças no Estatuto do Sindsaúde-RN. As últimas mudanças haviam sido realizadas em 2011.

Nos dias 10 e 11 de agosto, o Sindsaúde realizou o 3º Congresso Extraordinário, no Hotel Mardunas, em Nísia Floresta/RN. O Congresso que reuniu mais de 500 servidores e servidoras, eleitos nas reuniões por local de trabalho, representou a categoria da saúde de todo o estado do Rio Grande do Norte. Os delegados e delegadas eleitas (os) estiveram juntos em dois dias intensos de discussão, que contribuiu para avançar ainda mais na democracia do sindicato.

A abertura do congresso foi marcada com uma mesa de saudação com a presença de entidades (CSP-Conlutas, Intersindical, PSTU, PSOL e PCdoB) que desejaram um congresso vitorioso. Após a mesa de saudação, os servidores da saúde tiveram a oportunidade de assistir uma mesa de conjuntura com Joaninha Oliveira e Joeferson Faccin, ambos da Executiva Nacional da CSP-Conlutas. Após a apresentação, foi aberto para os delegados e delegadas também exporem suas visões do que está acontecendo na política do nosso país e do nosso estado.

À noite ainda rolou um coquetel com muita música e animação para descontrair os servidores e servidoras que passaram o dia discutindo política e para deixar o dia seguinte do Congresso mais leve.

No segundo dia do Congresso, foi a vez de discutir o estatuto do sindicato e apresentar as propostas das quatro teses inscritas ao 3º Congresso Extraordinário do Sindsaúde. Todas tiveram o mesmo tempo de fala para apresentar as suas ideias e mudanças. Ao final da apresentação, os delegados e delegadas se dividiram em oito grupos de discussão para facilitar o debate, cada grupo com temas diferentes. Após a ampla discussão nos grupos, as propostas foram votadas e encaminhadas para votação na plenária final.

Assim como no Congresso de 2015, disponibilizaremos uma creche com uma equipe profissional que cuidou das crianças enquanto os pais, destaque para a participação das mulheres nas atividades. A creche é uma prática nos congressos de outras categorias e nos congressos da nossa central, a CSP-Conlutas, como forma de garantir a participação das mulheres nos congressos e nos debates.

Confira as principais mudanças aprovadas no 3º Congresso Extraordinário do Sindsaúde-RN:

Após atualização do Estatuto, as demais mudanças serão publicadas na íntegra no site.

1. O Sindsaúde passa a representar os trabalhadores da saúde. Com a nova mudança, o Sindsaúde passa a se chamar: Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Saúde do Estado Rio Grande do Norte.

2. O Sindisaúde passará a ter um aumento no número de Coordenadores gerais e de diretores. Para dividir melhor as tarefas e descentralizar o poder no nosso sindicato foi aprovado o aumento de 33 para 41 de diretores e de 01 para 03 coordenadores gerais.

3. A eleição para o Conselho Fiscal passa a ser nominal. Com a nova proposta, a votação para o Conselho Fiscal ocorrerá de forma separada da eleição dos membros da diretoria, porém, sendo realizada no mesmo período eleitoral.

4. Comissões de base como instâncias deliberativas. Desde o Congresso de 2015, o Sindsaúde já havia aprovado que as Comissões de Base deveriam fazer parte das instâncias deliberativas do sindicato, no entanto, ainda não estavam incluídas no estatuto. Com a mudança, as comissões passam a ser legalmente espaços para ampliar o poder de decisão da categoria.

5. O Sindsaúde passará a representar todos os trabalhadores da saúde. É preciso organizar a luta da categoria em cada lugar desse Estado. Por isso, queremos que o nosso sindicato represente todos aqueles que trabalham na saúde pública em todos os municípios do RN, podendo assim filiá-los e também formar regionais.

6. Sindsaúde terá uma secretaria da Mulher Trabalhadora. Entendendo que a maioria da base da saúde é composta por mulheres e importância que tem para a luta da classe trabalhadora, foi aprovado o desmembramento da secretaria de Mulheres, Negros e LGBT’s, para a Secretaria da Mulher Trabalhadora.

7. No perídio da eleição do Sindsaúde, a comissão eleitoral será composta de forma proporcional entre as chapas. Para garantir eleições ainda mais democráticas, a comissão eleitoral será composta de forma proporcional entre as chapas e eleita em assembleia da categoria.