Notícias

30 de maro de 2016

Sindsaúde entra com Ação para que Estado pague em dia




Ação pede multa diária de R$ 500 para cada servidor

Em função da mudança de calendário do pagamento dos servidores do estado do RN, ocasionando atraso nos salários, o Sindsaúde entrou com uma Ação Judicial contra o Estado para que o mesmo garanta o pagamento dentro do prazo previsto legalmente – último dia de cada mês.

A ação já tramita no Tribunal da Justiça desde o dia 18 de março e pede uma multa diária de R$ 500 para cada servidor, tendo um limite referente a remuneração do trabalhador.

O atraso do pagamento já virou rotina para os servidores do estado. Este mês mais uma vez o governo Robinson Faria anunciou que pagará o salário com atraso, nos dias 4 e 5 de abril. Será o terceiro mês consecutivo que os servidores estaduais pagam suas contas atrasadas, gerando juros.  

Segundo o governo, a justificativa para essa situação é a crise econômica do estado, pois "não há dinheiro suficiente para cobrir a folha". Utiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal para prejudicar ainda mais os trabalhadores.

No Rio de janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão parcelou os salários dos servidores do funcionalismo estadual. Outros estados do País, como Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe, também têm sofrido com falta de verbas, cortes nos serviços públicos e atraso nos pagamentos dos salários. Isso mostra como esses governantes não estão comprometidos com os trabalhadores, pois, ao mesmo tempo em que cortam bilhões da educação, da saúde e dos serviços públicos, arrocham salários, mantêm os lucros dos empresários e patrões.

 

Autor: Comunicação Sindsaúde

Boletim Eletrônico

  • Digite o código: 2788

  •