Notícias

18 de dezembro de 2015

Chapa 1 "O Sindicato somos nós, nossa força, nossa voz!" vence as eleições do Sindsaúde-RN




Com diferença de 1.323 votos, chapa 1 é vitoriosa

Nos dias 14 e 15 de dezembro foram realizadas as eleições do Sindsaúde-RN (Sindicato dos Servidores em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte). O Sindsaúde-RN é o segundo maior sindicato do estado do RN, atrás apenas do sindicato da educação. O sindicato representa cerca de 40 mil trabalhadores (as) em todo o estado, dos quais 13.368 são sócios (as).

Três chapas disputaram as eleições: a Chapa 1 “O Sindicato somos nós, nossa força, nossa voz!”, da atual gestão, e as outras duas de oposição: Chapa 2 “Responder a destruição da saúde pública com a unidade e ação direta” e Chapa 3 “Luta e compromisso com a base – Independente de partidos, governos e patrões”. Duas delas, a chapa 1 e a chapa 3, reivindicam a CSP-Conlutas, sendo que a chapa 3 teve integrantes e o apoio da CTB.

Quase sete mil servidores participaram da eleição que elegeram, com maioria, a Chapa 1 da atual direção do sindicato. A diferença entre a Chapa 1 e a Chapa 3 (segunda colocada) é de mais de 1.323 votos. A Chapa 1 obteve: 3.621 (56%), a Chapa 2: 165 (2,6%) e a Chapa 3: 2.298 (36,0%).

A apuração começou na quarta-feira (16), às 17h30 e se encerrou às 05h da quinta-feira (17). A apuração foi presidida por Joaninha de Oliveira, da CSP-Conlutas nacional.

No domingo, horas antes de começar as eleições, a Chapa 3 entrou na Justiça pedindo a suspensão das eleições, sendo que as urnas já tinham até saído do sindicato. Porém, o pedido foi negado. A urna dos agentes de saúde de Mossoró-RN não foi apurada, por decisão da comissão eleitoral, para evitar questionamentos à eleição.

A gestão da atual direção se encerra em fevereiro de 2016. Ainda será marcado o dia da posse da chapa 1, que será a nova gestão 2016/2018 do Sindsaúde-RN. Mas já se sabe que vem muita luta pela frente para enfrentar a crise econômica e o ajuste fiscal do governo federal, assim como os ataques aos direitos dos trabalhadores lançados pelo governador do estado e pelo prefeito de Natal.

Confira o mapa com todos os resultados da eleição, em cada região

 

Autor: Comunicação Sindsaúde

Boletim Eletrônico

  • Digite o código: 8641

  •